Começar um negócio “do zero” pode ser muito trabalhoso, pois envolve diversos aspectos. Escolha do ponto comercial, seleção de fornecedores, treinamento de funcionários, desenvolvimento da marca e compra de equipamentos são algumas dessas etapas iniciais.Uma opção que cresce a cada dia no Brasil é a compra de negócios em andamento. As vantagens desse tipo de transação são, principalmente, o histórico de resultados do negócio e seus feedbacks, a carteira ativa de clientes e os funcionários já treinados. Assim, comprar um negócio em andamento pode ser financeiramente mais vantajoso e menos arriscado do que começá-lo “do zero”.Aqui você tem a facilidade de buscar um negócio em diferentes estágios, quais sejam:
Empresa (ou parte dela) em pleno funcionamento com clientela ativa e histórico de receita. Na venda podem estar inclusos os bens tangíveis (exemplo: veículos, máquinas e equipamentos) e os bens intangíveis (exemplo: marca, patente e carteira ativa de clientes).
Mesma situação de “Empresa em operação”, porém são franquias já abertas e em andamento.
Negócio operando com capacidade reduzida ou fechado. Trata-se da venda do direito de utilização de propriedade comercial (incluindo a transferência do contrato de aluguel). Bens como máquinas e equipamentos podem ser incluídos ou não. O valor da negociação é geralmente chamado de "luvas" e corresponde ao preço da estrutura montada em um determinado local (exemplo: benfeitorias, instalações, móveis, máquinas e equipamentos) e que está pronta para ser utilizada por um novo locatário/proprietário (não inclui a venda do imóvel).
Empresa com operação encerrada e com ativos à venda (exemplo: móveis, utensílios, máquinas e equipamentos) que, inclusive, podem ser transferidos para um novo local.